prosige.com.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home RLBoleto Conhecendo o boleto de cobrança

Conhecendo o boleto de cobrança

E-mail Imprimir PDF

É comum que nossos clientes solicitem a possibilidade de emissão de boletos de cobrança diretamente no sistema em que usam, este trabalho é relativamente simples para o programador quando se utiliza componentes para isto.
Observando as mensagens do fórum o número de dúvidas sobre boletos de cobrança é muito maior do que como se utilizar o componente, no caso o RLBoleto, dúvidas do tipo "o que é nosso número" são bem comuns e é muito importante que o programador conheça os detalhes de um boleto de cobrança para poder adicionar a ferramenta de emissão em seu sistema.
Vou apresentar neste artigo os principais campos e seus comportamentos tanto no banco quanto em seus sistemas.

Local de Pagamento
O local de pagamento não tem uma importância direta no boleto de cobrança, é uma mensagem a título de informação e no ato do recebimento pode ser ignorada dependendo da pessoa que está fazendo o recebimento na instituição financeira (banco, lotérica, etc).
Normalmente o local de pagamento contem a mensagem "Pagável em qualquer banco até o vencimento" porém esta mensagem pode variar dependendo do banco que se está trabalhando, por exemplo a Caixa Econômica apenas efetua a homologação se a mensagem for "Pagável preferencialmente nas agências da Caixa ou Lotéricas".

Vencimento
Indica a data de vencimento do boleto.

Valor do Documento
Indica o valor do boleto.

Cedente
O Cedente nada mais é do que o nome do titular da conta onde o boleto esta sendo emitido, em muitos casos pode-se utilizar um nome diferente do titilar da conta, porém é sempre bom consultar o banco.

Agência / Código Cedente
Também conhecido como "Código de Cobrança" ou "Convênio", talvez este campo seja o mais importante de um boleto de cobrança, como o próprio nome já diz é a identificação do cliente junto ao banco. Para que se possa iniciar a emissão de boletos de cobrança é o banco que deve nos informar este código.
Não se pode confundir Código do Cedente com Número da Conta Corrente, são coisas totalmente diferentes, alguns bancos utilizam o código do cedente como sendo o número da conta, porém isto não é regra.
Nem é preciso dizer que um código de cedente incorreto vai fazer com que o crédito não seja efetuado na conta do cliente.

Nosso Número
Mais um campo importantíssimo do boleto de cobrança, o nosso numero é a identificação do boleto no banco e é aconselhável que ele não se repita para um mesmo cedente, embora alguns bancos permitam que isso aconteça.
Cada banco tem suas particularidades em relação ao nosso número, estas particularidades podem variar inclusive para carteiras diferentes de um mesmo banco. As particularidades mais comuns são sobre o tamanho do número que pode variar bastante de banco para banco.
Exemplo de particularidades são:
Banco do Brasil: O nosso número é precedido do código do convênio;
Itaú: O nosso número é precedido do código da carteira
Caixa Econômica: o nosso número é precedido do número 90,91,92, etc dependendo da carteira.
Tirando as particularidades de cada banco o nosso número deve ser um número seqüencial e tome cuidado com as particularidades da composição do nosso número, pois dependendo do banco se estiverem fora do padrão o crédito pode não ser efetuado na conta do cliente.

Número do Documento
O número do documento existe apenas para fins de informação e o banco não faz nenhum controle sobre ele, é comum que seja utilizado para informar o número de uma nota fiscal de venda, mas pode ser utilizado para qualquer fim obedecendo apenas o número máximo de caracteres estipulado pelo banco.

Espécie do Documento
Normalmente se vê neste campo a informação "DM" que quer dizer duplicata mercantil, mas existem inúmeros tipos de espécie, neste caso é aconselhável discutir com o cliente e até mesmo com o banco qual a espécie de documento será utilizada, a identificação incorreta da espécie do documento não vai impedir que o boleto seja pago e nem que o credito seja efetuado na conta do cliente, mas pode ocasionar na impossibilidade de se protestar o boleto caso venha a ser necessário.

Carteira
A carteira é a modalidade de cobrança que o cliente opera, é um número que caracteriza o tipo de cobrança que o cliente está trabalhando, exemplos de carteiras são "Cobrança Simples" e "Cobrança Registrada".
Cada banco tem seus próprios códigos de carteira e a utilização de um código de carteira incorreto pode fazer com que o crédito não seja efetuado na conta do cliente.

Sacado
O sacado é a pessoa para o qual o boleto está sendo emitido, podemos resumir dizendo que o sacado é o cliente do Cedente, ou aquele para o qual uma determina mercadoria foi vendida e o pagamento desta será efetuado por meio de boleto de cobrança.

Instruções
Campo livre e destinado a passar informações sobre o boleto de cobrança, em geral é utilizado para informar quanto de juros e multa deverá ser cobrado após o vencimento, ou ainda mensagens do tipo "Não receber após o vencimento".
As instituições que fazem o recebimento do boleto levam este campo a sério, tenha sempre atenção ao montar a instrução para não ter dores de cabeça no futuro.
Fique atento a particularidade de cada banco, alguns exigem que o valor de juros seja sempre exibido em reais enquanto que outros pedem para que sempre seja informado até quando o título pode ser recebido, uma lida rápida no manual de cobrança do banco tira qualquer dúvida.

Linha Digitável  e Código de Barras
A linha digitável é o código de barras é a representação do boleto em forma de código, sua composição basicamente é composta pelo número do banco, código do cedente, nosso número, vencimento e valor do boleto.
Detalhes da linha digitável e do código de barras é assunto para outro artigo.

Até a próxima!

Última atualização em Sáb, 20 de Junho de 2009 12:26  

Menu Principal


Warning: Parameter 1 to modMainMenuHelper::buildXML() expected to be a reference, value given in /home/prosige/public_html/portal/libraries/joomla/cache/handler/callback.php on line 99

Quem está online

Nós temos 8 visitantes online
Banner
Banner